Κυριακή 12 Νοεμβρίου 2017

Vasilopita (bolo grego para o Ano Novo)


Bolo grego preparado tradicionalmente no Ano Novo. A pessoa que recebe a fatia de bolo com a moeda, tem sorte durante 1 ano!...
O costume da Vassilópita vem da época em que Basílio, o Grande (século IV) era o representante dos cristãos na cidade de Cesaréia, na Ásia Menor, e Juliano era o Imperador de Bizâncio. 

Numa de suas visitas à cidade de Cesaréia, Juliano pediu que lhe fossem servidos o que os cidadãos tinham de melhor, esperando receber jóias e presentes de muito valor. Basílio serviu-lhe três pães de trigo. 

É importante saber que, naquela época, o povo de Cesaréia era muito pobre e o maior valor que tinham era o alimento, ou seja, o pão. Juliano ficou furioso e depois mandou como presente três bolas de estrume. Basílio então agradeceu com a seguinte mensagem: “Como nos solicitastes, nós o servimos daquilo que temos e comemos, entendo que o mesmo fez o senhor. Obrigado.”. A resposta de Basílio enfureceu ainda mais Juliano que decidiu destruir Cesaréia. 

Assim, Basílio, na intenção de acalmar os ânimos de Juliano, pediu ao povo que doasse todos os seus pertences em ouro para serem entregues ao imperador. Pouco antes de enviar o presente a Juliano, Basílio teve um sonho em que Nossa Senhora enviava São Mercúrio e um exército de anjos para acabar com Juliano, este sonho provou ser uma visão da batalha que travava Juliano perto de Cesaréia na qual foi derrotado. 

Não sendo mais necessário presentear Juliano, Basílio decidiu devolver os valores, mas como devolver o bem certo à pessoa certa? Decidiu então fazer pequenos pães que encerravam dentro de si os bens que tinham sido doados para serem distribuídos entre os cidadãos. Os pães foram divididos entre os cidadãos e, como por milagre, cada um recebeu de volta exatamente o que havia doado, e é este milagre que repetimos anualmente com o costume da Vassilópita. Esta é uma das versões para o costume, existem outras.

Segue a receita para quem quiser experimentar.


Ingredientes 

Rende: 1 bolo

250 g de manteiga

400 g de açúcar

350 g de farinha de trigo

6 ovos

2 colheres (chá) de fermento em pó

250 ml de leite quente (45 ºC)

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

4 colheres (sopa) de amêndoas em flocos

2 colheres (sopa) de açúcar



Modo de preparo

Preparo:30mins › Cozimento: 50mins › Pronto em:1hora20mins 

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte bem uma forma redonda para bolo com 25 cm.

Em uma tigela média, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Acrescente a farinha e misture até obter uma massa farinhenta. Adicione os ovos um de cada vez, misturando bem após cada adição. Separadamente, misture o fermento com o leite e coloque junto com a massa. Misture bem. Em seguida, misture o suco de limão siciliano e o bicarbonato, misture na massa. Ponha a massa na forma untada.

Asse no forno preaquecido por 20 minutos. Tire o bolo do forno. Por cima dele, jogue as amêndoas e o açúcar. Ponha o bolo de volta ao forno. Asse-o por mais 20 a 30 minutos, até que bolo retorne ao formato original depois de pressionado com os dedos. Delicadamente, faça um furo pequeno no bolo e ponha uma moeda dentro. Tente cobrir o furo com o açúcar. Coloque o bolo para esfriar sobre uma grade de inox. Em seguida, desenforme sobre o prato que será servido.

Sirva o bolo quente. Cada membro da família recebe uma fatia começando pelo o mais novo. A pessoa que recebe o pedaço com a moeda vai ter sorte durante o ano inteiro!