Παρασκευή 10 Νοεμβρίου 2017

Fotos e Video: Receita de Yogurte grego caseiro


Primeiramente você deve estar nos perguntando, mas porquê iogurte grego?

Está é uma pergunta interessante. Confira abaixo os benefícios do yogurte grego, um detalhamento sobre...
como produzir e algumas dicas essenciais.


Benefícios do Iogurte Grego

Rico em Proteínas

O Iogurte grego pode entre 1,5 vezes a 2 vezes mais proteína que o iogurte comum.(em um tópico mais abaixo mostrarei algumas contas matemáticas para os mais céticos).

Mas isto vale principalmente para os iogurtes feitos em casa, pois o iogurte grego industrial brasileiro tem adição de muitas porcarias que não fazem parte da receita grega original ok?!

A proteína extra contida na versão grega do iogurte, te ajudará a mantê-lo saciado e satisfeito por mais tempo. Além de contribuir para uma alimentação rica em proteínas, que é muito importante para quem tem um estilo de vida ativo.


Fácil digestão

Pelo fato de que o iogurte grego contém menos carboidratos do que o iogurte normal, ele tem menos lactose, que é o açúcar contido nos produtos lácteos que causa problemas digestivos em muita gente.

Isto significa que dependendo do seu grau de intolerância a lactose, o iogurte grego pode ser mais indicado.


Versatilidade

Iogurte grego pode ser usado em muitos pratos, tanto os salgados quanto os doces. Devido à sua textura espessa e sabor rico, muitas pessoas usam o iogurte grego como um substituto para o creme de leite na cozinha.


Textura

Em termos de textura, o iogurte grego é imbatível, tem uma consistência suave e espessa. É uma das grandes vantagens do iogurte grego em relação ao normal. Ele passa por um processo de drenagem para remover o soro do leite (WHEY).

Quando o soro é removido, cria-se um produto muito mais espesso. É por isso que o iogurte grego é tão popular, ele cria uma sensação gostosa de comer algo muito cremoso e suave.


Probióticos

O iogurte grego, assim como outros produtos fermentados, contêm probióticos, que são microorganismos vivos. Estas bactérias ajudam a melhorar a função digestiva e o sistema imunológico, além de muitos outros benefícios para a saúde.


Saciedade

O Iogurte Grego, por ser rico em proteínas é também conhecido como parte de algumas dietas por nos manter com a sensação de saciedade por mais tempo.


Me convenceu! e agora?! como produzir Iogurte Grego em Casa?

Primeiramente, tenha calma, não seja ansioso. No meu primeiro lote de iogurte fiquei tão ansioso que ficava verificando a cada meia hora como estava o processo de incubação.

Cheguei a acordar a noite para dar uma espiadinha e ver se estava tudo ok, para garantir que a produção fosse boa. Não faça como eu! É fácil de produzir, mas demanda uma dose de paciência ok?! Confira os ingredientes abaixo:


Ingredientes

Leite Desnatado se quiser fazer com 0% de gordura 2 l

Iogurte Natural Integral (somente na primeira vez) 1 unidade

Só precisa isso para fazer o Iogurte Grego? A Resposta é SIM! é muito simples, confira os detalhes abaixo:


Modo de preparo:

1. Esquentar o Leite

Encha um recipiente de vidro de 2 litros (ou dois recipientes de 1 litro) com 2 litros de leite zero gordura. Coloque no microondas até que as bolhas comecem a aparecer ao redor da borda. Temperatura deve chegar a 175-180 graus depois que você mexa (em meu microondas leva em torno de 15 minutos com alta potência).


Não pule essa etapa.

Se formar aquela pelezinha no leite depois de esquentá-lo, retire-a.


Adicionando leite na tigela para esquentar no microondas



2. Deixe esfriar

Deixe o leite esfriar para algo em torno de 40 graus. Isso pode demorar entre 30 a 45 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, melhor.

Eu não tenho o termômetro, então uso a seguinte técnica: Testo com o dedo!

Se conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos, ele está bom! Se você for apressado, uma dica é encher a pia ou uma tigela grande com gelo e colocar o recipiente de leite dentro. 😉


3. Adicionando a “Isca”

Se você separou em dois recipientes na hora de esquentar no microondas, agora é hora de colocar todo leite dentro de um pirex daqueles de pastelão com tampa. Adicione a “Isca” e misture bem, neste caso a isca será metade de um pote de iogurte natural.

Tenha certeza que o iogurte natural escolhido contenha Fermento Lácteo. Nas próximas vezes, você não precisará mais do iogurte natural, pois poderá guardar um pouco deste lote para utilizar no próximo, usando um pouco do seu próprio iogurte caseiro é sempre melhor na minha opinião.

Já estou usando o meu próprio iogurte a algum tempo. Parece ficar melhor a cada lote. Uma dica para quem não quer fazer muitos lotes de iogurte, é guardar a isca no congelador, depois de descongelar ela funciona normalmente. Fica a Dica!


4. Incubadora

Coloque a tampa no pirex, envolva com um cobertor fino ou toalha grossa e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e, em seguida, desligue.

Vamos deixar dentro do forno incubando o leite por 5-10 horas, mas pode precisar de até 24 horas, depende dos fatores ambientais. É difícil te dizer uma regra fixa aqui, pois cada ambiente é um pouco diferente.




Dúvida! Como saber quando está pronto então?

Boa pergunta. É a parte mais difícil de todo o processo. Você vai aprender por experiência quando ele “parece certo”. Deve ser ter uma consistência ligeiramente gelatinosa.

Ponto ideal de consistência. Note o aspecto gelatinoso.

Aqui você tem o iogurte natural normal! Se quiser pode comê-lo a vontade. Mas se quiser a versão grega do Iogurte siga os próximos passos:


5. Drenar o Iogurte

Utilize aqui um escorredor de macarrão, uma Tigela e um Pano de louças daqueles usados para fazer queijo. Coloque o pano dentro do escorredor de macarrão, e na sequência o escorredor de macarrão dentro da tigela conforme a imagem abaixo.

Derrame com muito cuidado o iogurte neste “Coador”. Leve na Geladeira por 3 a 4 horas, se ficar mais não tem problema. Quanto mais tempo drenar, mais consistência terá o iogurte grego.


Ponto ideal de consistência. Note o aspecto gelatinoso.


6. Iogurte Grego e Whey

Depois que o volume do seu iogurte diminuir pela metade depois da grenagem e separação do soro do leite (WHEY) basta retirá-lo do filtro e bater manualmente ou com um batedor para deixar o iogurte na consistência desejada. confira abaixo o aspecto do soro do leite que é feito de Whey e água.



Depois de retirar o iogurte do filtro, uma opção é usar uma gotinha de essência de baunilha e adicionar mais 200ml de leite desnatado para conquistar uma consistência melhor. PRONTO!


Iogurte Grego e Teor de Proteínas, uma questão de Matemática

Muita gente tem essa dúvida, e eu também tinha. Se no iogurte grego eu faço uma drenagem do soro do leite que é WHEY, com pode o iogurte grego ser mais protêico que o iogurte normal?

Primeiro, o soro do leite é whey + água, diferente dos whey protein em pó altamente concentrados que encontramos nas lojas de suplementos. O restante você confere nos cálculos abaixo:

Comece com 81,4 gramas de proteína encontrada em 8 xícaras (aproximadamente 10g por xícara) de iogurte natural do jeito ensinado acima (antes da drenagem). 81,4 / 8 = 10,2g por xícara

Drene essas 8 xícaras de iogurte, que resultará em 4 xícaras de soro de leite(WHEY) contendo 7,6 gramas de proteína de acordo com o MyfitnessPal.
Isso deixa (81,4-7,6) = 73,8 gramas de proteína.

Você adicionará 200ml de leite desnatado (para a textura cremosa que falamos acima) que adicionará 8,1 g de proteína, resultando num total de 82,1 g de proteína em 5 copos de iogurte drenado (iogurte grego).

82,1/ 5 = 16,4 g de proteína por xícara de iogurte grego (que é o iogurte drenado).

Compare 10,2 g em um copo de iogurte natural com 16,4 g em um copo de iogurte grego.

Lembre-se: o meu iogurte grego é caseiro, o que torna variável as informações nutricionais de lote para lote. A Drenagem do soro do leite varia de quantidade em cada lote e a quantidade de leite desnatado para cremosidade também varia.