Παρασκευή 28 Οκτωβρίου 2016

DIA 28 DE OUTUBRO-FESTA NACIONAL DA GRECIA - Dia do Não -


Caros (as) Amigos (as),

Neste dia 28 de outubro de 1940, a Grécia, mais uma vez, lutou bravamente para sua Liberdade e Democracia !!!!!!!!!

Neste dia..., 28 de Outubro de 1940, ano fatídico, a Grécia foi invadida pelo exercito FASCISTA do ditador MUSSOLINI,. Mass uma vez, levantou o seu pequeno tamanho, cheio de ideais nobres e coragem, agigantou-se, e como um novo LEÔNIDAS, com seus trezentos Espartanos em TERMOPILAS, disse NÃO!!! Não para aqueles que queriam violar o seu espaço e priva –la da sua Liberdade!!!


Esse invasor, como todos devem saber, era o pior regime político do mundo moderno, era o REGIME FASCISTA e NAZISTA. Essa política abominável, que visava a criação de uma RAÇA HUMANA SUPERIOR esse regime, NACIONAL–SOCIALISTA que arrastou o mundo inteiro numa Guerra de ÓDIO afogando tudo e todos num MAR de SANGUE, ceifando milhões de vidas inocentes, sem distinção de raça, cor, religião, e idade. 

Contra esse invasor desumano, a Grécia nesta data disse NÃO! “NÃO! Você não vai entrar aqui, nesta terra sagrada!Terra que irradiou para o mundo conhecido, os mais nobres valores: como a Filosofia, as Artes, as Letras, o Teatro, o Drama, as Olimpíadas, a Comédia, e acima de tudo a Democracia, Terra que foi à base da Civilização Ocidental.”


Lutou como Davi contra Golias! Resistiu 11 meses nas regiões mais inóspitas de Épiro, região Norte da Grécia, num inverno dos mais rigorosos! E continuou lutando, e entrou, 60 kilômetros em território inimigo. Foi uma epopéia, onde o mundo inteiro ficou perplexo com o heroísmo do exército Grego perante o poderio do império FACISTA de Mussolini. E a invasão teria outro fim, se não entrassem as forças NAZISTAS, invasor cruel, e aliado do FACISMO.

Esta resistência Grega, que custou milhares de vidas, contribuiu para a derrota do grande exército NAZISTA nas extensas estepes da Rússia, onde o inverno os surpreendeu, e os aniquilou começando então assim, mostrar de que lado a terrível balança da guerra iria pender!

Conforme o historiador Alemão, Joaquim Fest no seu livro “No Bunker de Hitler-Os últimos Dias do 3º Reich” pagina 90, da Editora Objetiva, assim diz “O ataque absolutamente idiota á Grécia, havia atrasado o inicio da marcha contra a Rússia em seis semanas, resultando na catástrofe invernal as portas de Moscou” mais tarde o supremo chefe do Nazismo, conforme o mesmo historiador Alemão relata, teria dito: ”Tudo teria sido diferente”. Referindo-se ao ataque na Grécia!


Permitam-me mencionar um trecho da mensagem do Secretário do Estado do Ministério do Exterior da Grécia, Exmo. Sr. Panayotis Skandalakis, que nos enviou por ocasião do dia do OXI (Não) 


Ele diz entre outras coisas : 

“A contribuição honrosa, e grandiosa luta da resistência deles, não corresponde simplesmente numa obrigação de agradecimento das gerações posteriores, e obrigação aos nossos antepassados. As manifestações da memória, nas quais os Gregos participam em todos os cantos do mundo, é algo mais que simples festas de um ultrapassado sentimento de dever. É, acima de tudo, uma atitude de sobrevivência. Sobrevivência do nosso passado glorioso, e do NÃO esquecimento da nossa CONSCIÊNCIA NACIONAL!."

Aqui estamos então reunidos neste recinto, que pertence ao Povo, pacífico e de boa vontade, Povo Brasileiro, para render uma singela homenagem da contribuição à este pequeno pais, chamado Grécia!!!!!

GREGOS e BRASILEIROS desta terra abençoada, que abriu os braços para receber os fugidos dos horrores do NAZISMO e FACISMO comemoremos juntos a vitória dos ideais mais nobres da humanidade, que continuam sendo e sempre serão: A LIBERDADE E A DEMOCRACIA!


VIVA O BRASIL - VIVA A GRECIA

Muito obrigada! 
Discurso : SRA. LINA PANOS – Presidente 
Sociedade Helênica de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte