Τρίτη 16 Ιουλίου 2019

Ilha de Cefalônia, Grécia – Dicas e Roteiro (Fotos)


A primeira vez que ouvi falar de Cefalônia (ou Kefalônia) foi durante uma das minhas pesquisas para achar um destino de férias e ...
fugir do frio de Copenhague, na Dinamarca. Fiquei impressionada com a beleza das fotos, mas não criei muitas expectativas, pois, até então, não parecia ser um destino popular. O bom de não esperar grande coisa do local é que, neste caso, acabei sendo surpreendida positivamente. As férias foram incríveis!

Cefalônia é um destino onde não falta praia bonita. A maioria, inclusive, já ganhou o prêmio “Bandeira Azul”, concedido às praias mais limpas do mundo. De ponto em que esteja, é possível ver o azul surreal das águas. Além disso, há programas culturais que tornaram a ilha um rico patrimônio histórico.


Sobre o lugar

Cefalônia faz parte das Ilhas Jônicas (complexo de sete ilhas na costa oeste da Grécia) e, devido ao relevo acidentado, possui várias baías e cabos. O clima é mediterrâneo, mas os ventos e umidade dão características bem tropicais à ilha. Próximo a Cefalônia também está outra Ilha Jônica, Zante, que já é mais popular e pode ser visitada também na mesma viagem, através dos passeios de barco. Além das paisagens maravilhosas, Zante também é famosa pelas tartarugas Caretta caretta que chegam a medir um metro e meio de comprimento.

A vegetação e o clima da região é propícia para a produção de vinho e azeite. Por isso, não deixe de conferir! A maioria dos restaurantes servem ótimos tzatzikis (molho de iogurte com pepino e azeite). E no café da manhã, experimente o verdadeiro iogurte grego, que tem uma consistência firme, mas bem menos componentes químicos do que os vendidos no Brasil.


Informações práticas

Capital: Argostoli

Língua: Grego - Hellenika 

Moeda: euro (EUR)

Conexão: voos diários de Atenas (45 min) e na alta temporada voo direto saindo de toda a Europa.

Quando ir: entre maio e setembro, sendo julho e agosto alta temporada. No inverno, vários hotéis estão fechados.


O que fazer

Vamos direto à parte boa. As atrações da ilha são basicamente praias e cavernas. Há também algumas vinícolas e fábricas de produção de azeite pra quem gosta.


Vamos começar pelas belezas naturais:

Cavernas

Melisani Cave


É um lugar impressionante. O teto da caverna cedeu e abriu um buraco na parte superior. O curioso é que não é possível visitar do lado de fora. Na verdade, você entra em um túnel e desce até onde terão os passeios no lago, no interior da caverna. O percurso começa na parte aberta e segue em direção à área coberta. A umidade do lugar é alta e o ambiente é gelado.

A profundidade da água chega a 39 metros e é proibido nadar no local. Ao colocar a mão na água, senti como ela é geladíssima e, em algumas partes, é tão cristalina que é possível ver o fundo. É um cenário tão lindo para se admirar que o passeio, com duração de 15 minutos, passa muito rápido.


O barqueiro que nos guia conta as curiosidades e fatos da caverna. A entrada custa 7 euros e tem gente que acha caro por durar pouco, mas acho que vale muito a pena.

Como chegar: Fica a 2km de Sami. Existem várias placas mostrando as direções. O estacionamento é gratuito.


Drogarati Cave

Essa caverna foi decoberta há 300 anos, depois de um terremoto que abriu uma entrada pra caverna. Fica próxima da Caverna de Melissani. 


O impressionante é ver as formações de estalactites e estalagmites, que têm mais de 150 milhões de ano. A temperatura da caverna é estável, em 18ºC, e a umidade chega a 90%. Imagine o clima lá dentro! Dentro da caverna há dois salões onde o reflexo da água forma uma luz dançante especial nas pedras. Em um deles, são promovidos alguns eventos culturais e shows. A acústica deve ser maravilhosa.


Praias

Myrtos Beach

É a praia mais linda na ilha. Tente visitar sem excursão, porque assim pode ficar quanto tempo quiser. Para chegar lá, você precisa pegar uma estrada até o topo de uma montanha e, de lá do alto, olhe pra baixo e aprecie aquela imensidão azul.


A praia não é de areia e sim formada por pequenas pedras brancas. Por isso, é bom ir com calçado apropriado ou não conseguirá andar por muito tempo. Dica: compre os calçados apropriados, que também servam pra entrar na água. Parece uma sapatilha e custa em torno de 7 euros (ou pode comprar pela internet).

Caminhe até o canto esquerdo da praia, onde tem uma gruta, e aproveite para dar um mergulho. Dependendo da época, o mar pode ter ondas mais altas. Na época que fui, estava uma piscina.

A temperatura da água é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a. No inverno, a temperatura mínima é de cerca de 15ºC e, no verão, a máxima ocorre entre julho e agosto e chega aos 26ºC.

Tem um pequeno quiosque no local para comprar bebidas, sorvete e snacks. Pra fugir do sol é bom levar um guarda-sol e uma toalha pra sentar nas pedrinhas, o que a amenizar o desconforto.


Antisamos


Essa é a praia que tem 50 tons de azul. É tão bonita que foi escolhida como cenário de filmes de Hollywood (o que, aliás, foi o marco para o início do turismo na ilha). Não fica muito longe de Sami (bairro de Cefalônia) e é bem acessível. É super fácil ir de carro, pois tem um estacionamento grande.


Petani Beach

Petani beach fica em uma península do outro lado de Argostoli. Dá pra entender vendo o mapa. O ferry que cruza esse pedaço de mar sai a cada meia hora e o trajeto é de 20 minutos. 


Dá para atravessar de carro, a pé e, no meu caso, de bike. Recomendo o passeio de bike pra quem já tem experiência e boa resistência física porque é muito puxado (mais de sete horas enfrentando subidas e descidas pelas montanhas). A forma mais fácil é de carro.

Petani é uma praia que vale a pena conhecer porque, além de linda, tem o diferencial de ser bem estruturada para receber turistas. Tem barraquinhas para comer e beber, além de espreguiçadeiras.. O caminho até a praia é uma estrada em zigue-zague e o visual é tão lindo quanto a praia em si.


Xi Beach


O diferencial dessa praia é a coloração avermelhada da areia, resultado da decomposição da argila no terreno e penhascos. A água da praia é mais rasa, perfeita para as crianças. Muitos turistas aproveitam pra usar um pouco da areia para fins medicinais e, por isso também, tem vários congressos da saúde realizados na região.


Skala Beach


Uma das mais longas praias de Cefalônia, com quase 3km de extensão. É uma das mais populares entre os turistas por ter estrutura com guarda-sol, cadeiras e restaurantes.


Centro da cidade – Argostoli


Próximo a uma baía e cercada de montanhas, está a capital da ilha. Ao andar pelo bairro, você vai passar por um parque, pela prefeitura e chegará em uma praça chamada Plateia Valianou , cercada por restaurantes e cafés. Durante o verão, o ponto é cheio de turistas do mundo inteiro e, por conta disso, há variadas opções de comida para todos os gostos e nos mais variados preços.

Caminhe no calçadão beirando a água, chamado de Lithostroto Street, onde pode visitar muitas lojas.


Vilas ao redor de Cefalônia

Fiskardo


É um vilarejo de pescadores que se transformou em um lugar super badalado. Em meio às casinhas coloridas, há alguns cafés, restaurantes e lojas de souvenir. Ao avistar o porto, pode-se ver o conjunto de embarcações luxuosas, vindas de várias partes do mundo. O clima é super descontraído e gostoso, inclusive à noite.


Agia Efimia


É uma vila de pescadores no lado leste da ilha. Lá tem várias igrejas bonitinhas, restos de fortaleza e outras construções incríveis, como os prédios em estilo veneziano.


Assos


É um pequeno vilarejo de apenas 100 habitantes. Lá tem um castelo que data o ano 1.500, usado durante a época de combate à pirataria na região.


Passeio de barco para Ithaca ou Zante

Uma das vantagens na localização de Cefalônia é a proximidade com outras ilhas maravilhosas. São dezenas de opções de passeio de barco, mas os mais populares são para Ithaca ou Zante.

O barco passa por praias desertas, com altas falésias, iguais às que vemos em filmes. E em Zante, há grandes chances de avistar tartarugas marinhas.