A Grécia mistura a catolicismo ortodoxo, a cultura grega e as tradições mediterrâneas ao celebrar o Natal....
Lá, como na Rússia, faz-se a quaresma natalina, 40 dias antes do Natal.
Lá, como na Rússia, faz-se a quaresma natalina, 40 dias antes do Natal.
A celebração natalina grega, por incrível que pareça é bem sóbria, não há árvore de Natal, luzes ou meias sob a lareira ou na janela. Em algumas partes a decoração não passa de um arranjo de maçãs gratinadas com mel no centro da mesa.
Contudo, a ceia do dia 24 de dezembro é bem farta, com muitas frutas, Christopsomo (o pão de Natal), cordeiro, peixes e, por influência de outros países, o peru, preparado com tomates, azeitonas e azeite. Não há distribuição de presentes nesse dia, nem missa.
Alguns pratos são comuns tanto na ceia da véspera quanto na passagem do ano, é o caso do Roscão de São Basílio, da Vedette, dos Melomakaronas e dos Kourabiedes. (Veja a receita dos Kourabiedes) (Veja a receita dos Melomakaronas)
A figura do Natal grego é São Basílio, o santo mais popular da Ásia Menor. É ele quem distribui presentes paras as crianças, em 02 de janeiro, dia de São Basílio. São Nicolau é conhecido na Grécia por ser o protetor dos navegantes, mas não é importante na celebração natalina, e Papai Noel é apenas uma figura famosa nos outros países. Como não há a decoração de natal tradicional, os presentes são deixados num canto da sala ou sobre a mesa de refeições.
Os pontos turísticos principais da Grécia para você visitar caso pretenda visitar a Grécia durante o Natal são as famosas ruínas gregas, com lindas colunas feitas de pedra. Você consegue imaginar o trabalho que deu fazer todas essas construções?
Pratos de natal tipicamente gregos
Roscão de São Basílio
similar aos pães da celebração de Dia de Reis de outros países, o Roscão é um pão em que se esconde uma moeda, quem a encontrar terá um ano próspero… sem precisar pagar outra rosca a ninguém.
Vedette
um biscoitinho oval oferecido a amigos e vizinhos, simbolizando o partilhar.
Melomakarona
biscoitinhos à base de mel, canela e laranja, servidos no fim da ceia.
Kourabiedes
saborosos biscoitinhos de baunilha cobertos com açúcar de confeiteiro.
Christopsomo
pão feito com grandes uvas doces e decorado com símbolos que representam a profissão da família.
Apesar da crise econômica na Grécia, isso até é favorável para quem pretende viajar no Natal. Com a economica fragilizada, os hotéis, pousadas e restaurantes dos principais pontos turísticos da Grécia estão mais baratos. Assim você pode aproveitar mais tempo no país ou usar parte dos recursos financeiros para conhecer outro ponto turístico europeu com o dinheiro que você vai economizar.