Um dos pontos do acordo com Bruxelas foi o aumento nos impostos. Medida foi aplicada em...
plena alta temporada de verão na Europa, e o setor turístico, principal motor da economia grega, é o que mais sofre.
plena alta temporada de verão na Europa, e o setor turístico, principal motor da economia grega, é o que mais sofre.
Há duas semanas, o governo grego começou a implementar uma das medidas negociadas em Bruxelas: o aumento do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). E a indústria do turismo, principal motor da economia nacional, vem sendo mais impactada do que qualquer outro setor.
Em pleno verão europeu, alta temporada de turismo, donos de restaurantes e hotéis tentam encontrar um meio de aplicar os novos impostos. Preços são negociados com agências de viagens e companhias aéreas meses antes, e turistas que já pagaram por suas férias ficariam relutantes em ter que desembolsar mais.
"Isso é muito ruim para a indústria do turismo, mas também para todo o país", diz Giorgos Livanis, dono de um restaurante na costa de Tessalônica. "A longo prazo, nós não seremos mais capazes de competir com outros países mediterrâneos, como Turquia, Itália e Espanha", onde o IVA é mais baixo que na Grécia.
Para evitar perder clientes, Giorgos decidiu manter os preços já programados para a atual temporada. A carga de impostos sobre a receita, porém, será de 23%, e não de 13% – o que significa que ele provavelmente vai ganhar menos dinheiro neste ano.
Dilema para hotéis
Mas Giorgos não é o único com esse problema. Em geral, muitos comerciantes gregos concordaram com o acordo alcançado em Bruxelas, mesmo que cada centavo de imposto mais alto arranhe a economia da Grécia. A surpresa, sobretudo para o setor turístico, foi a velocidade com que a medida foi implementada.