Δευτέρα 21 Σεπτεμβρίου 2015

Tsipras: "Vitória do Syriza é a vitória do povo grego"

O líder do partido que desafiou a troika considera que este resultado vem justificar e sustentar as políticas que tem vindo a defender.

A vitória do Syriza....
nas legislativas deste domingo é uma vitória do povo grego, afirma o primeiro-ministro Alexis Tsipras.

O líder do partido que desafiou a troika considera que este resultado vem justificar e sustentar as políticas que tem vindo a defender.

No discurso de vitória, Alexis Tsipras considera ter recebido um mandato claro do povo grego, mas avisa que há muitas dificuldades no caminho da Grécia.

“A recuperação não vai acontecer por magia, mas com trabalho árduo vamos conseguir”, declarou o primeiro-ministro da Grécia.

Alexis Tsipras confirmou ainda que vai mesmo aliar-se novamente com o partido nacionalista dos Gregos Independentes (Anel) de Panos Kammenos, para formar um Governo de coligação.

"Vamos unir as nossas forças (...) vamos continuar juntos", afirmou Tsipras aos apoiantes numa praça no centro de Atenas, antes de Kammenos subir à tribuna.

O líder dos Gregos Independentes afirmou que na segunda-feira ia "proceder, com o primeiro-ministro Alexis Tsipras, à formação de um Governo (de coligação) para fazer sair a Grécia da recessão e do desemprego".

Os Gregos Independentes integraram o anterior Governo grego de Tsipras, entre Janeiro e Agosto.

Com mais de 80% dos votos contados, o Syriza vence com 35,53%, o que equivale a 145 deputados.

Em segundo lugar aparece a Nova Democracia, com 28,16% e 75 deputados no parlamento grego.

Os neonazis da Aurora Dourada são a terceira força política. Conseguem 6.9% dos votos e 18 deputados, enquanto os socialistas do Pasok passam a somar 17 deputados.

Os Gregos Independentes, parceiros de coligação governamental com o Syriza, registam 4% e 11 deputados, de acordo com os resultados provisórios.

De acordo com a Constituição grega, o partido vencedor das eleições tem um bónus de 50 deputados e a maioria consegue-se aos 151 deputados.

Foto: EPA - Tsipras e Kammenos juntos na festa da vitória.